ACESSO DO PACIENTE

Usuário: Senha: Observação: Exames em andamento, usuário sem permissão ou com pendências financeiras bloqueiam acesso ao resultados on line.

ACESSO DO MÉDICO

Protocolo: Senha: Observação: Exames em andamento, usuário sem permissão ou com pendências financeiras bloqueiam acesso ao resultados on line.

ACESSO DO CONVÊNIO

Protocolo: Senha: Observação: Exames em andamento, usuário sem permissão ou com pendências financeiras bloqueiam acesso ao resultados on line.

Dúvidas frequentes em exames de Laboratório.

Dúvidas Frequentes em Exames de Laboratório são comuns. Por esta razão, listamos algumas frequentes abaixo. Caso sua dúvida não seja respondida, entre em contato conosco.

1) Água interfere no resultado de seu exame de laboratório? “Quebra jejum”? Não. Mas convém tomá-la com moderação (máximo um copo de 300mL). O excesso interfere nos exames de urina.

2) Medicamentos interferem em exames laboratoriais? Antibióticos interferem no exame de urina? Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório no momento do cadastro. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

3) O paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue?
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico assistente e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento. Para drogas de monitorização terapêutica, cuja coleta de sangue é sugerida imediatamente antes da próxima dose, é conveniente o paciente trazer consigo o medicamento em uso, para evitar ultrapassar o horário programado para a medicação.

4) O cigarro causa interferência nos resultados dos exames?
Sim. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcino embrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobina, no número de leucócitos, de hemácias e entre outros exames.

5) Bebida alcoólica e o fumo podem alterar resultados de exames?
A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.

6) Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 3 dias após o término do período menstrual.

7) Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?
Em tese, não há problema. Aliás, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre continua e a intenção do médico solicitante é verificar se alguma infecção é responsável pelo quadro febril. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados, principalmente nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.

8) Atividade física ou esforço físico atrapalham os exames laboratoriais?
Alguns exames são prejudicados, por exemplo; PSA (andar de bicicleta), glicose, prolactina, dentre outros. O paciente exercendo atividades físicas não obterá os verdadeiros resultados dos exames. Porém, sempre que possível recomendamos aos pacientes que venham ao laboratório receber as devidas orientações (específicas de cada exame).

9) Jejum muito prolongado altera resultados de exames?
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa  variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.

10) Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa principalmente do triglicérides.
O paciente com histórico de triglicérides elevado que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

11) Após colher sangue, posso ter atividades normais?
Sim, após o procedimento de coleta dos exames não há restrição de nenhuma atividade.

12) Por que quando se tira sangue, as vezes o local fica roxo?
Isto chama-se hematoma. A formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta contribuem sobremaneira para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.
Se ocorrer, de imediato comprima o local, se possível com compressa (gaze) fria; depois recomenda-se compressa morna.

Cadastre e receba as novidades dos Laboratórios Heinz Willrich

Chame no WhatsApp